quarta-feira, 17 de julho de 2013

...Ainda sobre o Ginásio da Nabância


Só para lembrar quem já se esqueceu e para dar a conhecer a quem não sabe da história…
Convém lembrar! (Ler também "Relativamente ao ginásio da Nabância - Tomar")



É uma vergonha o que se passou com a situação do ginásio da Nabância. Um ginásio que acolhia centenas de atletas de várias modalidades, desde futebol salão, artes marciais, musculação, Halterofilismo, dança etc… Que trouxe a Tomar importantes torneios variados e provas Nacionais de Halterofilismo… O primeiro ginásio a fomentar a prática do Culturismo em Tomar, coordenado pelo antigo monitor de culturismo da Nabância durante vários anos, o sr. Carlos Baldomero Gomes, que infelizmente, tive a triste notícia de que faleceu recentemente, e que tudo fez para que o ginásio pudesse continuar a funcionar, mesmo quando o município de Tomar exigiu obras superiores a 50 mil euros para passar uma necessária licença de utilização “quando durante estes anos todos o deixou funcionar ilegalmente”  dizem…

E pergunto... Após a Câmara Municipal ter literalmente obrigado todas as modalidades, que antes havia naquelas instalações, a saírem de lá, afirmando, que não existia condições para praticar e que teria que se fazer obras, afinal, veio a ceder as instalações ao ginásio Clube de Tomar (resta saber se esta cedência foi a concurso público), e passados três anos, que obras foram feitas? Umas pinturas e pouco mais! Aqui há dias entrei lá e bateu uma tristeza, de ver aquele espaço que frequentei muitas vezes durante a minha infância e adolescência, e o que vi só posso descrever como “vandalismo”, não existem obras nenhumas feitas, aliás, o que estava bom, agora está destruído.  Aqueles balneários estão uma vergonha e a cave, onde anteriormente era o salão de musculação, actualmente parece uma casa de arrumação. Um piso de futebol salão que deixou de o ser, também danificado e coberto com tapetes e alcatifas…

E agora falando sobre o que realmente queria dizer… Que tipo de desportos de combate existem a funcionar no Ginásio Clube de Tomar?! Que atletas já entraram em competições para o clube ter “apoio ao Associativismo” na área dos desportos de combate, para o ginásio Clube de Tomar ter todos os anos 250 euros de apoio financeiro da Câmara municipal para este tipo de modalidade?!  O que foi feito com o montante desses apoios para o crescimento dessa modalidade? Os professores desses desportos de combate, estão certificados pelo IPDJ ao menos?! Quem são!?

E depois dizem que um gajo é que tem mau feitio?! Por amor da Santa!!!

Para que o mal triunfe, basta que os homens de bem  nada façam.
Edmund Burke